skip to Main Content

Por que alugar e não comprar equipamentos de informática?

Neste artigo mostraremos 3 motivos para que o aluguel de equipamentos de informática seja uma prática constante na sua empresa. Confira!

Seja grande ou pequena, um dos maiores gastos de uma empresa é, sem dúvidas, direcionado aos equipamentos de informática, como a compra de impressoras, notebooks, computadores e outros aparelhos tecnológicos.

O que muitos podem não saber é que, além de prático e econômico, o aluguel de equipamentos de informática oferece outras vantagens, como o benefício fiscal e liberação de capital, que podem ser bastante vantajosos para a sua empresa, seja em qual momento ela estiver.

Por isso, separamos três dos principais motivos para que você faça o aluguel de equipamentos de informática. Confira:

Aluguel de equipamentos de informática. Grupo de jovens empresários trabalhando no escritório

Imagem de ArthurHidden no Freepik

#1 Manutenção mais rápida, com garantia de solução

A manutenção pode custar caro e até impactar negativamente na produtividade da sua empresa, já que, para realizar reparos nas máquinas, normalmente o funcionário precisa realizar um chamado para a equipe de TI ou um suporte externo, que pode dar sequência a uma etapa bastante burocrática e morosa.

Além disso, de acordo com um estudo realizado com mais de 30 mil notebooks, 5% dos modelos de entrada apresentaram defeito no primeiro ano, e 20% nos primeiros 3 anos de uso. Apesar da durabilidade depender muito do modelo e forma que o equipamento é usado, a necessidade da manutenção sempre irá existir.

Com o aluguel de equipamentos de informática, esse cenário muda. Com a ALOC, a empresa não precisa se preocupar em fazer a manutenção dos aparelhos, nem gastar uma verba não prevista para esta finalidade. Isso porque toda a assistência técnica e manutenção será prestada pela ALOC, destacando o fato de que, em caso de defeitos ou quebra de equipamentos, há a substituição imediata do aparelho.

É por esse aspecto que o aluguel de equipamentos de informática se torna mais vantajoso, uma vez que a empresa não precisa se preocupar em adquirir peças de reposição ou contratar equipe técnica para realizar reparos, com garantia de que a produtividade não cairá durante este período. Sem contar com a modalidade home office, muito adotada de dois anos para cá. Muitas vezes a empresa disponibiliza desktops em seu local de trabalho, mas, para o home office, prefere a comodidade de locar os notebooks para seus funcionários.

#2 Investimento no seu negócio com a economia gerada

Ao optar por alugar equipamentos de informática, você pode alocar a receita que seria destinada à compra destes aparelhos, a outros investimentos para sua empresa, ou seja, a receita que seria destinada à compra dos equipamentos gera uma reserva de capital de giro, que pode ser usada como investimento no “core” do seu negócio, evitando o dispêndio de um valor elevado na compra de equipamentos de informática.

Segundo, há a questão de que os equipamentos não são classificados como passivos no Balanço, logo, empresas que optam pelo aluguel de notebooks, por exemplo, conquistam mais facilidade de empréstimo, com uma melhor relação de ativo/passivo.

Sem contar que a locação é contabilizada como OPEX (despesa operacional) e não CAPEX (investimento), permitindo o abatimento na base de cálculo do Imposto de Renda para empresas com regime tributário “Lucro Real”, o que oferece a oportunidade de uma melhor atribuição a estes recursos que seriam gastos no IR.

#3 Assertividade no aluguel de equipamentos de informática

Por fim, mas não menos importante, está a certeza de locar o equipamento ideal. A ALOC oferece toda a sua expertise para indicar, de forma assertiva, os equipamentos mais adequados à sua necessidade, custo e utilização da sua empresa.

E, durante o contrato, caso seja constatado que outros equipamentos são mais adequados à sua necessidade do que aqueles indicados inicialmente, a ALOC tem total flexibilidade para rever o atendimento e realizar a substituição dos itens. Desta forma, sua empresa evita a aquisição errônea de equipamentos e, consequentemente, a baixa produtividade do colaborador.

E aí, o que achou destas dicas? Se quiser entrar em contato com nossos especialistas e avaliar os melhores equipamentos de informática para a necessidade atual da sua empresa, preencha seus dados para entrarmos em contato o mais rápido possível.

This Post Has 2 Comments

Comments are closed.

Back To Top